Total de visualizações de página

domingo, 20 de fevereiro de 2011

PERCEBER O MOMENTO É APRENDER A CRESCER

Stefi Maerker

Estas últimas semanas foram especificamente movimentadas para mim. A cada dois dias estive em cidades diferentes, com pessoas diferentes, focos de atividade diferentes, mas em todos os lugares as pessoas tinham o mesmo intuito, isto é, ouvir, repensar e aplicar na sua atividade diária alguns conceitos novos para poder gerar melhor resultado.

Interessante notar como a pressão hoje é um fator comum em todos os segmentos. A pressão por resultados, busca de conhecimentos e principalmente vir a se tornar um profissional multifacetado, com várias possibilidades. E, em todos os casos, a finalidade é uma só – reconhecimento da sua capacidade profissional, possibilidade de crescimento e o alcance de novos objetivos e metas.

O que mais me surpreendeu foi uma profissional - assessora de presidente de uma das maiores indústrias automobilísticas – mulher bonita, centrada, muito competente e com uma visão a longo prazo. Ela me apresentou o projeto que coordena referente ao desenvolvimento da carreira do grupo de secretárias da empresa na qual atua. E, me apresentou também, o seu projeto particular, ou seja, está em véspera de atingir 60 anos, fato que me deixou perplexa, pois realmente não apresentava a idade que tinha. Além disto, iria atingi 40 anos de atividade na mesma empresa e acho que 20 como secretária de presidência. Tudo junto era surpreendente. Mas, nem pensa em parar – claro que vai sair da posição que ocupa atualmente, mas vai se dedicar à consultoria na área de conhece bem - secretariado - e se tornar uma consultora independente, prestando serviços para o seu antigo empregador.

Muitas mudanças, não? Pois é, aí é que está o desafio. Encaramos hoje o trabalho como não somente uma fonte de renda, mas uma fonte de vida, de busca de realização profissional e de satisfação pessoal. A minha interlocutora me mostrou que, quando se tem um projeto de vida e de carreira, não existe aposentadoria nos termos de parar e ser esquecida pelo mundo corporativo. Nos tempos que vivemos, temos possibilidades de mudar de carreira, o que inicialmente era um plano B, uma alternativa, passa a ser o plano A, o novo desafio para demonstrar sua competência profissional.

Após nosso encontro sugeri à minha interlocutora apresentá-la a diversos grupos para que possa compartilhar sua experiência. O fato de ter iniciado um projeto, estruturado o mesmo para que possa persistir e continuar existindo e ser atual, até os dias de hoje é uma vitória pessoal e profissional. A sensibilidade, aliada à técnica fez com que pudesse ter ido além do óbvio e transformar um grupo de profissionais numa marca, num referencial. Belíssimo projeto, digno de aplausos. Me fez pensar que o meu trabalho, estas viagens, esta corrida de estar num dia aqui e noutro lá, tem suas vantagens, que é conhecer pessoas que normalmente não teria oportunidade. E, ao fazê-lo me dá chance de repensar a minha própria vida, meus projetos e minhas metas. Ver alguém atingir seu objetivo repassa a energia aos que estão em volta e os faz se sentirem motivados a buscar os seus objetivos e se sentirem competentes para realizá-los. Para mim ficou a mensagem que só é um bom “ensinante” que é um bom “aprendente”.




http://www.sejaprofissional.com.br/blog/carreira.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário